-
Arquitetos: Stemmer Rodrigues Arquitetura
- Área: 412 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Lightworks, Scheid
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das premissas do projeto era de que a residência dialogasse com a natureza. Houve grande destaque ao paisagismo, amplas aberturas que dessem a sensação de que os jardins que contornam a edificação permeassem nos ambientes internos. A incomum inclinação da janela da sala de estar, com vista para a água do canal na beira da casa, as aberturas envidraçadas do hall de entrada e o recorte na laje de concreto aparente da entrada, convidam à contemplação da natureza, que cresce e respira.
Os recortes na laje de cobertura do volume superior são uma solução para banhar de luz cada espaço, otimizando a insolação. Foram utilizados brises de madeira na residência, trazendo a natureza para a arquitetura, com a função de ajudar na privacidade sem abrir mão da permeabilidade visual. O principal destaque de acabamento da residência, a cor vermelha, cria um cenário complementar com a cor verde e, paralelamente, contribui para a personalidade do projeto.
Cada parede se torna um pano de fundo para a flora que nasce, brota, cresce. No pavimento superior localiza-se a área íntima. Os terraços são jardins suspensos, contornando os dormitórios, estrategicamente localizados no volume de cor marsala. O deck de madeira convida o usuário a caminhar por entre frutíferas, folhagens, trepadeiras, ervas e temperos, com uma profusão de aromas e cores.
Os ambientes sociais, no pavimento térreo, se configuram a partir da churrasqueira, recanto do assador e de grande importância para a família. A bancada de trabalho da cozinha fica logo ao lado, com uma janela em fita acompanhando toda sua extensão e emoldurando uma vista para o pôr do sol. Toda a área social é aberta e se espalha a partir daí, delimitada por planos de vidro que emolduram o lago Guaíba. A composição destes espaços permite o uso simultâneo e integrado dos ambientes.